• A quem se destina a Biblioteca?

A Biblioteca está disponível para todos os utilizadores, mas define três tipos de utilizadores: utilizadores internos – utilizadores que se encontram vinculados à  ESCA, docentes, alunos, e funcionários da ESCA; utilizadores da AECA – utilizadores que façam parte das unidades orgânicas do AECA, docentes, alunos e funcionários; utilizadores visitantes - os utilizadores que não pertencem nem à ESCA, ou ao AE Carlos Amarante.

  • Quais são os meus direitos como utilizador da Biblioteca?

Solicitar qualquer informação sobre as normas e serviços da Biblioteca, utilizar os seus espaços nas condições previstas pelo Regulamento; utilizar o serviço de fotocópias respeitando os direitos de autor; utilizar os terminais informáticos disponíveis, consultar o catálogo, usufruir dos serviços de empréstimo, e apresentar sugestões ou reclamações. A apresentação da proposta de sugestão ou de reclamação, deverá ser feita através o preenchimento de um impresso “ Sugestão ou reclamação”, disponível online.

  • Quais os meus deveres como utilizador da Biblioteca?

Cumprir o com o Regulamento; adotar uma conduta cívica adequada perante todos utilizadores e técnicos da Biblioteca; alertar os técnicos da Biblioteca  para situações anómalas (livros em mau estado de conservação, ou mau  estado de conservação dos equipamentos); zelar pela integridade das                   instalações e equipamentos, abstendo-se de qualquer conduta que lhes provoque danos; zelar pela guarda dos seus objetos deixados nas mesas de apoio à consulta da documentação, pois Biblioteca não se responsabiliza pelo seu eventual desaparecimento; comunicar aos Serviços da Biblioteca a             alteração de dados pessoais, nomeadamente na alteração de morada, contactos de telemóvel e de endereço electrónico; apresentar o documento de identificação, sempre que solicitado pelos Serviços.

  • Posso apresentar propostas de aquisição de documentação?

Sim, os diferentes utilizadores da BE podem apresentar propostas de aquisição.

  • A Biblioteca dispõe de um Serviço de Referencia?

Sim. A Biblioteca dispõe de um Serviço de Referência destinado a apoiar os utilizadores de forma personalizada, por meio de pesquisas nos recursos  disponíveis na Biblioteca. Os utilizadores interessados em usufruir este serviço, deverão formalizar o seu pedido, mediante o preenchimento de um formulário disponível online, com uma antecedência de 48 horas.

  • Existe livre acesso a todo o catálogo da Biblioteca?

Sim.

  • Como poderei encontrar um livro na estante?

A Biblioteca está organizada por áreas temáticas. As publicações periódicas, encontram-se em espaço próprio, e à semelhança das monografias encontram-se arrumadas por áreas temáticas.

  • O que necessito para usufruir dos serviços de empréstimo?

Para usufruir dos serviços de empréstimo, os utilizadores internos, docentes e funcionários, deverão ter possuir cartão do AE Carlos Amarante. Aos utilizadores visitantes, que apenas usufruem do serviço de leitura de presencial, é-lhes exigido para efeitos de identificação, a apresentação do Bilhete de Identidade, ou cartão de cidadão, o número do cartão de contribuinte, ou documento equivalente para confirmação do número de identificação fiscal (NIF).

  • Posso requisitar qualquer tipo de documento?

 Sim.

Atualização: 30 maio 2022